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Data Driven Marketing: o que é e exemplos de como aplicar na sua empresa em 2024

por Gabi Gonçalo

É provável que você já tenha se deparado com esse conceito: Data Driven Marketing.

Vamos aprofundar um pouco mais a discussão?

Seguindo o princípio, Data Driven Marketing é quando uma empresa utiliza dados coletados, por meio da interação com o cliente, para conhecer melhor o seu público-alvo.

Essa metodologia proporciona uma visão mais precisa do negócio e orienta o planejamento estratégico da organização de forma mais assertiva, tendo em vista a aplicação de dados – sua análise e interpretação – para o processo de tomada de decisão.

Tudo isso, vale reforçar, exclui da pauta organizacional as suposições, intuições (o feeling), gostos pessoais ou achismos. Tratamos apenas deles: os dados.

Neste conteúdo vamos apresentar o que é ser Data Driven e o seu impacto na estratégia de marketing: suas vantagens, ferramentas, como adaptar e aplicar ao seu negócio, além de conhecer exemplos de empresas que vivem essa cultura.

Com essa leitura, você poderá transformar a sua empresa em uma corporação Data Driven Marketing de uma vez por todas. Topa esse desafio?

O que significa ser Data Driven?

Uma vez que a estratégia Data Driven baseia-se no marketing orientado por dados, qualquer outro comportamento aplicado estará na contramão disso.

Ser Data Driven é atuar em um mercado cada vez mais competitivo de forma estratégica. Ser Data Driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de considerar suposições.

Para isso, as decisões são apoiadas exclusivamente na análise e interpretação de dados, o que se configura como um diferencial para o negócio, pois cada passo ao encontro dos objetivos traçados, é certeiro.

 

O que é a estratégia Data Driven Marketing?

Como um dos pilares do Marketing 5.0, a nova geração do marketing que combina as táticas de marketing tradicionais com as tecnologias emergentes, o Data Driven Marketing, significa a atividade de coletar e analisar informações de várias fontes (internas e externas).

Essas informações servem para a construção de um banco de dados suficientemente capaz de conduzir e otimizar as decisões nas empresas, além de gerar insights valiosos para os negócios.

Softwares de Customer Relationship Management (CRM) são ótimas fontes para a extração dessas informações, uma vez que reúnem detalhes sobre os clientes e auxiliam a automação de marketing.

Além disso, o histórico das métricas de campanha, abertura de e-mails, conversão de vendas, são outros polos que podem – e devem! – ser explorados.

Com esse material em mãos, é hora de analisar as informações para desenvolver um plano de negócios estratégico. Aqui, considere uma dica: compartilhe essa coleta de dados com o seu time, estimule a troca de ideias e desperte novos insights para potencializar os seus resultados.

Essa é a primeira disciplina do Marketing 5.0: cada escolha deve ser tomada com dados suficientes para garantir as melhores decisões, sem o famoso – e nada estratégico – achismo.

Além disso, um dos principais objetivos é fortalecer o marketing, melhorar a experiência do cliente e obter ROI pelos canais de comunicação.

 

Ferramentas Data Driven Marketing para a sua empresa 

O Data Driven Marketing proporciona uma visão mais precisa da empresa e orienta o planejamento estratégico da organização, isso você já sabe.

Há pouco, falamos sobre o software de CRM, o Customer Relationship Management (CRM) como uma fonte valiosa para a extração de dados, uma vez que reúnem informações detalhadas sobre os clientes, auxiliando a automação de marketing.

Contudo, ela não é a única. Hoje, existem infinitas possibilidades. Agora, cabe a você decidir qual ferramenta melhor se adequa à performance desejada, a partir do Data Driven, para a sua empresa.

Análise de Dados - descubra a ferramenta ideal para a sua estratégia

Agora, cabe a você decidir qual ferramenta melhor se adequa à performance desejada, a partir do Data Driven, para a sua empresa.

 

Vantagens do Data Driven Marketing

Até aqui, trouxemos um panorama bem específico sobre o Data Driven Marketing, apresentando e discutindo o mérito do conceito e suas aplicações.

Aos benefícios já observáveis, organizamos uma lista de vantagens do método, para você consultar sempre que necessário:

 

Análise de resultados

Com o Data Driven Marketing, é possível medir e analisar os resultados das campanhas de marketing com mais precisão, o que irá auxiliar na criação das campanhas futuras.

 

Melhor compreensão do público-alvo

Com a análise de dados, é possível entender melhor quem é o público-alvo da marca, bem como as suas preferências e comportamentos de consumo. O resultado disso? A gestão tem maior convicção para tomar decisões, pois elas estarão apoiadas em dados precisos e relevantes sobre a audiência.

 

Melhor segmentação e personalização

Uma pesquisa da Salesforce indicou que 66% das pessoas esperam que as empresas compreendam as suas necessidades e expectativas, enquanto 52% dizem preferir as ofertas personalizadas. Com base nos dados coletados, é possível segmentar o público-alvo e personalizar as campanhas de marketing para atender às necessidades específicas de cada perfil identificado.

 

Maior eficácia das campanhas

Ao utilizar os dados para orientar as campanhas de marketing, é mais provável que elas atinjam as pessoas certas e no momento certo, convergindo assertivamente ao objetivo.

 

Melhorar a eficiência do processo de marketing

Os recursos são alocados de forma mais assertiva, reduzindo o desperdício de investimento em estratégias que não estejam funcionando, além de se utilizar os melhores canais de comunicação para interagir com os possíveis clientes.

 

Redução de custos

Ao usar os dados para melhor orientação das campanhas de marketing, é possível evitar gastos desnecessários em ações que não são eficazes ou que não atingem o público-alvo correto. Por consequência, obtém-se melhor retorno sobre o investimento em publicidade, uma vez que as campanhas são mais direcionadas e personalizadas.

 

Como adaptar o seu negócio para o Data Driven Marketing?

Dentre muitos processos que a sua empresa já executa diariamente, como adaptá-los ao Data Driven Marketing?

Inicialmente, é preciso entender a cultura da empresa, bem como os seus objetivos e a estratégia definida pela marca.

Esse diagnóstico delimita o ponto de partida para saber quais são os tipos de dados a serem coletados. E, vale dizer, esses dados precisam ser confiáveis.

Por isso, já apresentamos a você algumas ideias de ferramentas que podem servir para a construção dessa base sólida à tomada de decisão, ao invés de considerar suposições.

Comece analisando os dados existentes, a partir de uma dúvida. Com a dúvida, formule a pergunta para encontrar a resposta. Siga esses passos:

Passo a passo para tornar sua empresa data driven

 

Como aplicar o Data Driven na sua estratégia de marketing

Se a sua dúvida é como aplicar o método Data Driven à sua estratégia de marketing, nós podemos ajudar você.

Embora não exista uma fórmula única – ou mágica – para aplicação do conceito no dia a dia da sua empresa, há pontos de convergência para iniciar essa transformação.

O investimento inicial requer liderança, comportamento, tecnologia e processos. Como todo o início, pode haver alguma dificuldade, afinal, trata-se de uma mudança de paradigma.

Estamos nos despedindo dos achismos, percepções passionais e aquele cultural “sempre foi assim”.

Vale a pena?

De acordo com a Certain, empresas que implementam Data Driven Marketing alcançam, em média, um aumento entre 10 e 20% no ROI frente àquelas que não trabalham a estratégia.

Data Driven Marketing na prática

 

Quer se tornar um Líder em Data Driven Marketing?  O primeiro passo é descobrir em que nível a sua empresa está!

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Com base no resultado, você irá descobrir os pontos que merecem atenção para qualificar e evoluir ainda mais o seu negócio.

 

Conheça as empresas que aplicam a cultura Data Driven Marketing

As empresas que vivem a cultura Data Driven Marketing, colhem resultados interessantes a toda empresa de sucesso:

  • acertam mais;
  • erram menos;
  • encurtam caminhos no processo de tentativa e erro;
  • reduzem vícios, implementando a inovação.

A cultura Data Driven Marketing já é conhecida e aplicada em diversas empresas ao redor do mundo.

Acompanhando o mercado, encontramos alguns exemplos práticos para trazer até você a ótica do mindset Data Driven, acompanhe:

 

Netflix

Você já deve ter reparado, mas vamos deixar às claras da lógica Data Driven: a empresa de streaming de filmes e séries analisa o perfil do espectador, seleciona títulos que se enquadram nos padrões de preferência e os oferece como sugestão, na tela principal. Os dados utilizados são reais e, inclusive, são fornecidos pelo próprio usuário de forma consciente. É só lembrar a avaliação positiva ou negativa que você fez de um título, se marcou o produto na sua lista pessoal, se clicou para ver o trailer, entre outras ações.

Itaú

O banco promoveu um projeto, a Batalha de Dados, reunindo diversos talentos que acreditam em analytics para desenvolver soluções inovadoras e pontuais para problemas sociais relevantes, a partir do uso de dados reais dos clientes. O resultado trouxe melhoria a alguns processos internos, como o entendimento do contexto do cliente para melhorar a comunicação e a extração de informações sobre como fazer a melhor oferta de produtos e serviços da instituição.

 

O Data Driven Marketing na Mega

A Mega é referência no assunto e transforma a sua empresa em uma organização Data Driven Marketing, na qual as decisões são apoiadas – apenas – na análise de dados.

Como agência de comunicação 360°, que há mais de 15 anos conecta o seu target à sua marca para gerar grandes resultados, ela estabelece diversos processos com base no Data Driven Marketing.

Um dos clientes atendidos pela equipe, o Hospital Dona Helena, da cidade de Joinville, em Santa Catarina, teve o seu planejamento de marketing transformado com a metodologia, quer saber como?

Foram implementadas ações com uso da ferramenta Google Adwords para o agendamento de consultas e exames.

Os números mostraram que 70% dos resultados gerados, desde a captação de leads até a conversão no serviço, vieram por meio da campanha planejada pela agência.

E esse é apenas um exemplo, não o único. O Data Driven Marketing que já é uma realidade na Mega, pode ser uma realidade para a sua empresa também!

Vamos juntos nessa jornada?

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Queremos transformar a sua empresa em uma organização Data Driven Marketing para fortalecer o marketing, melhorar a experiência do cliente e obter ROI pelos canais de comunicação.

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Gabi Gonçalo

Publicitária, com mais de 17 anos com marketing, é coautora do livro Social Selling 4.0. - com inúmeras avaliações positivas na Amazon. Possui vários prêmios nas áreas de marketing digital e vendas e palestras em ambientes como o RD Summit. É mentora de novos líderes, palestrante, apresentadora, empreendedora e atua como Head of Growth da Mega Comunicação Estratégica.

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