...

Blog

Agile Marketing: da teoria à prática

por Gabi Gonçalo

Se a falta de tempo para planejar impacta o resultado das suas ações, o Agile Marketing pode ser a solução ideal para alcançar resultados mais eficientes.

As empresas que possuem maior rapidez no processo de tomada de decisão destacam-se frente à concorrência, garantindo maior vantagem comercial, diferenciação e mais assertividade em resposta às tendências do mercado.

É por esse motivo que as metodologias ágeis vêm conquistando espaço. Hoje, vamos apresentar para você o Agile Marketing, um dos pilares do Marketing 5.0, abordando a sua origem e importância.

Com esse panorama, você conhecerá os fundamentos do método e, claro: as vantagens já experimentadas pelas empresas que saíram na frente e colocaram o Agile em suas operações.

Aqui, vamos explorar esses benefícios e ajudar você a implantar essa estratégia para obter mais resultados em performance.

O que é o Agile Marketing e qual a sua importância?

O Agile Marketing é uma adaptação das metodologias ágeis, nascidas no universo do desenvolvimento de softwares, para a área do marketing.

Na prática, o agile segmenta um problema complexo em partes menores para buscar, de forma específica, soluções rápidas, assertivas e criativas.

Atualmente, essa abordagem interativa e incremental vem sendo explorada pelos grandes líderes de marketing e pelas grandes empresas que buscam extrair o máximo de performance e resultado nos seus processos.

A disseminação desse conceito vai ao encontro das necessidades de grandes marcas do mercado, afinal, toda a empresa busca aumentar a sua produtividade, entregar melhores resultados e promover a inovação do negócio.

Agile Marketing Manifesto e a origem da metodologia ágil

Entendemos a origem da metodologia ágil, a partir da demanda para o desenvolvimento de softwares pela área de tecnologia.

Para acompanhar a velocidade e a complexidade do marketing atual, no ano de 2012 foi lançado o Agile Marketing Manifesto.

Esse é um documento marco, o qual rege os fundamentos da metodologia que veremos no próximo tópico.

Quais os fundamentos do Agile Marketing?

Conheça os valores e os princípios agile, que constituem um dos pilares do Marketing 5.0, a nova geração do marketing, que combina as táticas de marketing tradicionais com as tecnologias emergentes.

Princípios

Cada um dos 10 princípios abaixo selecionados, elaboram os valores do Agile Marketing.

De forma dinâmica e complexa, esse novo marketing requer a adoção de uma nova mentalidade e de novas formas para se trabalhar.

  1. Um bom marketing requer alinhamento próximo, transparência e interações de qualidade com clientes internos e externos.
  2. Procure pontos de vista diferentes e diversos.
  3. Abrace e responda às mudanças para aumentar o valor do cliente.
  4. Planeje apenas em um nível suficiente para garantir a priorização e execução eficazes.
  5. Arrisque-se e aprenda com seus fracassos.
  6. Organize-se em equipes pequenas e multifuncionais sempre que possível.
  7. Crie programas de marketing em torno de indivíduos motivados e confie neles para fazer o trabalho.
  8. O sucesso de marketing de longo prazo beneficia-se da operação em um ritmo sustentável.
  9. O marketing ágil não é suficiente. Excelência em marketing requer atenção contínua aos fundamentos.
  10. Esforce-se pela simplicidade.


Valores

Diante desse cenário, novas formas de trabalhar são expressas a partir desses 5 valores, que são:

  1. Concentrar-se no valor do cliente e nos resultados de negócios em vez de atividades e resultados.
  2. Entregar valor antecipadamente e muitas vezes além da espera pela perfeição.
  3. Aprender através de experimentos e dados sobre opiniões e convenções.
  4. Colaboração multifuncional sobre silos e hierarquias.
  5. Responder à mudança ao invés de seguir um plano estático.

Por que adotar o Agile Marketing na rotina de trabalho da sua equipe?

Aplicando a metodologia, a sua marca sai em vantagem, pois:

  • ganha mais velocidade e produtividade;
  • as equipes atuam com transparência e colaboração;
  • aumenta a qualidade das entregas e diferenciação no mercado;
  • garante o sucesso orientado por dados.

Não sabe por onde começar?

  • promova um ambiente aberto ao aprendizado do seu time;
  • mantenha o foco na criação de valor para o cliente e nos resultados do negócio;
  • estimule a comunicação e o trabalho em equipe;
  • foque na melhoria contínua dos processos.

 

A seguir, a gente explora um pouco mais sobre como implementar a metodologia ágil na sua empresa, com direito à dica bônus da nossa especialista Gabi Gonçalo.

 

Como implementar a metodologia ágil na sua empresa

O Agile Marketing tem uma linguagem própria, que se adapta e converge a cada modelo de empresa, considerando a cultura organizacional.

Entre a teoria e a prática, existe um longo caminho, contudo, a trajetória agile guarda alguns recursos similares para cada área de marketing.

Se os motivos para adotar o Agile Marketing no dia a dia da sua empresa fizeram sentido para você, saiba como implementá-la no seu negócio:

Adote um modelo de sprint

Um sprint é o tempo que você dá à equipe para concluir os projetos atuais, o que pode variar de duas a seis semanas. Grandes projetos deverão ser divididos, pois não caberão em um único tempo.

Reuniões stand

Pense em um diário de bordo, ou em conversas para alinhamento. Reserve um tempo – 15 minutos podem ser suficientes – para reunir a equipe. Nesses momentos, todos têm a oportunidade de falar sobre os seus projetos e os devidos impeditivos, caso houver. As reuniões diárias rápidas ajudam a manter o time alinhado no início do dia e liberam para haver uma rotina sem tanta fricção, ou seja, os projetos fluem mais rapidamente.

Dashboard para monitorar o progresso do projeto

Você precisa centralizar as informações para acompanhar o seu sprint. Ah, e a sua equipe precisa ter acesso de forma transparente – não esqueça o princípio número 1 do Manifesto Agile: “um bom marketing requer alinhamento próximo, transparência e interações de qualidade com clientes internos e externos”.

Trabalho em Equipe

Atenção para esse ponto, pois é por meio das pessoas que os resultados são atingidos.

Ainda que um indivíduo seja o dono de um determinado projeto ou atividade, o sucesso ou o fracasso da atividade depende e impacta todos os profissionais da empresa. Por isso, a colaboração e auxílio à metodologia devem ser constantes.

Dicas bônus:

  • evite as reuniões que podem ser um e-mail;
  • faça o acompanhamento 1:1 com o seu time;
  • coloque energia no seu planejamento para garantir uma jornada eficiente;
  • transforme a sua área em Data Driven – com a análise de dados, fica mais fácil decidir o que é prioridade.

Banner para quiz data driven marketing

Resultados das empresas que adotaram o Agile Marketing

Em 2021, um ano após o início da pandemia da COVID-19, uma pesquisa da instituição AgileSherpas, líder mundial na capacitação sobre o tema, constatou que 51% dos profissionais de marketing já usavam alguma parte do agile para performance.

Os dados mostram a prevalência da escolha pelo método nas atividades da área, seguindo as principais estruturas do marketing ágil, como lean, kanban, scrum ou o híbrido scrumban para gerenciar reuniões, sprints e atividades gerais do negócio.


Qual o entendimento que temos a partir disso?

Que mais de 50% dos profissionais de marketing já utilizam alguma parte do agile para performance.

A Mega, agência de comunicação 360°, estabelece diversos processos com base no Agile Marketing.

Ele é uma das estratégias que incorpora o modelo de trabalho integrado e colaborativo do time da agência. Com o Agile Marketing, a gestora do time afirma que tem muitas vantagens:

  • maior produtividade: queda da recorrência de retrabalho;
  • mais velocidade: celeridade para alcançar os resultados projetados;
  • experiência positiva: time capacitado, colaborativo e integrado;
  • mais qualidade na entrega de soluções em comunicação on e off nas áreas do digital, design, institucional, marketing e vendas.


O Agile Marketing permite aos times e às agências de marketing, tornar a sua equipe mais produtiva. Será fácil? De forma alguma: todo o processo é uma construção e precisa ter o seu start.

Neste post blog, além de explorar os conceitos da metodologia, também compartilhamos um pouco da nossa própria experiência.

Entendendo os elementos-chave e cruciais para a implementação human to human, certamente você conquistará ótimos resultados lançando-se à prática a partir de agora.

Boa sorte!

 


Sobre a autora:

*Gabi Gonçalo é Head of Growth da Mega Comunicação Estratégica, a 1ª agência do sul do Brasil com operação na América do Norte. Publicitária, ama estar rodeada de pessoas para aprender com elas e ensinar o que aprendeu. Possui ampla experiência em empresas do segmento de marketing e comunicação, incluindo passagens por startups e multinacionais, além de ser coautora do livro Social Selling 4.0: Criando conexões Human to Human para engajar e conquistar clientes.

Gabi Gonçalo

Gabi Gonçalo

Publicitária, com mais de 17 anos com marketing, é coautora do livro Social Selling 4.0. - com inúmeras avaliações positivas na Amazon. Possui vários prêmios nas áreas de marketing digital e vendas e palestras em ambientes como o RD Summit. É mentora de novos líderes, palestrante, apresentadora, empreendedora e atua como Head of Growth da Mega Comunicação Estratégica.

Compartilhe:

E AÍ, QUER CONECTAR A SUA MARCA COM O SEU PÚBLICO?