...

Blog

Social Selling 4.0: entenda o que fazer para gerar resultados

por Gabi Gonçalo

Toda empresa busca obter boas vendas no final do mês. E quando a equipe se esforça para se relacionar nas redes sociais e não consegue engajar e conquistar clientes, o que fazer para reverter este quadro?

A maneira de fazer 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗦𝗲𝗹𝗹𝗶𝗻𝗴 mudou. Por isso, é preciso modificar a forma de se conectar com o público para impulsionar os resultados.

O 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗦𝗲𝗹𝗹𝗶𝗻𝗴 𝟰.𝟬 é o jeito mais prático de alcançar clientes e obter melhores resultados na sua empresa.

A nossa Head de Growth, Gabi Gonçalo, esteve no RD Summit 2022 falando sobre 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗦𝗲𝗹𝗹𝗶𝗻𝗴 𝗫 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗦𝗲𝗹𝗹𝗶𝗻𝗴 𝟰.𝟬; como aplicar, em 4 etapas, essa segunda versão na prática; dicas de como conseguiu obter bons resultados com os nossos clientes e cases de conteúdos 4.0 para usar e fazer uma boa estratégia para sua empresa.

Se você está tendo dificuldade para gerar bons resultados, acompanhe este conteúdo até o final, e fique por dentro dos principais insights que podem mudar sua forma de fazer Social Selling e alavancar as vendas.

O que é Social Selling?

Social Selling é o processo de prospectar leads (potenciais clientes) e se relacionar com eles nas redes sociais com o propósito de gerar vendas. Com essa estratégia, os vendedores procuram por consumidores que tenham o perfil de cliente da empresa e se aproximam dele para ganhar confiança.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, as redes sociais, se usadas estrategicamente, também podem auxiliar as vendas, seja de produtos ou serviços.

Segundo o LinkedIn, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com percepções e oportunidades relevantes. Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 48% já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram.

Tendo em vista que as redes sociais são um ambiente favorável para as vendas, por que muitas empresas ainda não conseguem obter bons resultados usando essas plataformas? Esta é a pergunta que não quer calar, e você vai entender a seguir.

O que é Social Selling 4.0?

Mais do que um ambiente comercial, as redes sociais são um canal de relacionamento. É aqui que entra o Social Selling 4.0. Para construir uma relação sólida com potenciais clientes, é preciso conquistar a confiança e nutrir o interesse deles. Só assim essa estratégia poderá ajudar seu negócio a potencializar as vendas.

Mas antes de falar como você pode fazer isso, na prática, é fundamental ter em mente que o Social Selling 4.0 deve ser uma estratégia da empresa e não apenas do vendedor ou da área de marketing.

Sabemos que existe uma disputa entre o pessoal de vendas e marketing nas corporações. Isso acontece porque essas áreas não trabalham juntas como deveriam, refletindo na ponta, nos resultados das empresas.

Apesar dessa realidade estar mudando, ainda existe um caminho a ser percorrido pelos líderes. Cada vez mais, eles precisam estar alinhados com a equipe e entender que os dois setores precisam trabalhar unidos nas estratégias de vendas e comunicação para a empresa obter melhores resultados.

Social Selling 4.0 é um esporte em equipe, não se joga sozinho. 

Sem a união da área de vendas e marketing, essa estratégia não existe

Dando um salto grande do Social Selling 1.0 para o 4.0, é importante destacar que antigamente, o foco da comunicação estava apenas no produto. Hoje, todos querem atenção e uma comunicação mais humanizada. Portanto, se uma empresa faz algo personalizado para o consumidor, que faça os olhos dele brilharem e que não fale em produto, é isso que faz a gente pensar em 4.0.

Você deve estar se perguntando como é possível “vender sem vender”. 𝗟𝗲𝗺𝗯𝗿𝗲-𝘀𝗲! Pense como você gostaria que lhe vendessem algo sem enfiar um produto ou serviço garganta abaixo. É você olhar para o outro antes de pensar em si mesmo. Convidamos a vender menos nas redes sociais e a ser mais humano.

4 Etapas para aplicar Social Selling 4.0

Para colocar a estratégia de Social Selling 4.0 em prática na sua empresa, confira as 4 etapas que a nossa Head de Growth, Gabi, preparou.

  • 𝗘𝘁𝗮𝗽𝗮 𝟭 – Defina os objetivos de comunicação, apesar de ser óbvio, nem todo mundo faz. Além disso, é importante estabelecer o ICP (Ideal Customer Profile), o cliente ideal. Se você não tiver um, não vai fazer Social Selling.Vale lembrar que o ICP ainda não é persona, e sim o perfil da pessoa que será contactada. Após estabelecê-lo, você poderá partir para o estudo de persona. E só em seguida, poderá fazer um planejamento editorial (de conteúdo). Não tem como fazer Social Selling sem conteúdo;
  • 𝗘𝘁𝗮𝗽𝗮 𝟮 – A produção de conteúdo começa com “vamos começar a postar”. E para isso, o vendedor precisa ter o perfil dele ativo nas redes sociais para divulgar os conteúdos. A empresa também pode ter os dela, sendo divulgados ao mesmo tempo, com estratégias diferentes porém que se complementam;
  • 𝗘𝘁𝗮𝗽𝗮 𝟯 – Além de publicar os posts, é fundamental que o vendedor reserve um tempo do dia para interagir com o público nas redes sociais (curtir, comentar, e engajar) para mostrar que está presente, conectado e atento a ele;
  • 𝗘𝘁𝗮𝗽𝗮 𝟰 – Por último, não adianta o vendedor apenas publicar o post, ele tem que pulverizar a mensagem para o público em outros canais, como o LinkedIn, para divulgar o plano editorial que está fazendo. É importante usar outras plataformas de apoio para disseminar os conteúdos e mostrar o que está fazendo e promovendo; Um bom exemplo é divulgar em grupos específicos, seja em WhatsApp, Linkedin, Facebook…

𝗔𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼! Quando as equipes de vendas e marketing se reunirem para elaborar as estratégias de relacionamento com os potenciais clientes nas redes sociais, é essencial seguir todas as etapas acima. Do contrário, vai faltar algo no caminho e o resultado de vendas não vai acontecer como esperado.

Se quiser aprender mais sobre esse tema, acesse agora a palestra na íntegra e descubra as 8 Dicas de ouro de Social Selling 4.0 que deram certo. 

Palestra Social Selling 4.0 no RD Summit em Vídeo

Com todas essas ferramentas em mãos, sua equipe poderá fazer o processo de vendas funcionar para valer e trazer melhores resultados! 𝗘 𝗻𝗮̃𝗼 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗲𝗰̧𝗮! Social Selling 4.0 é feito em equipe!

Picture of Gabi Gonçalo

Gabi Gonçalo

Publicitária, com mais de 17 anos com marketing, é coautora do livro Social Selling 4.0. - com inúmeras avaliações positivas na Amazon. Possui vários prêmios nas áreas de marketing digital e vendas e palestras em ambientes como o RD Summit. É mentora de novos líderes, palestrante, apresentadora, empreendedora e atua como Head of Growth da Mega Comunicação Estratégica.

Compartilhe:

E AÍ, QUER CONECTAR A SUA MARCA COM O SEU PÚBLICO?


    Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
    Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.