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O conteúdo virou commodity!

 

Após ler esse título você deve ter concordado de imediato. Relacionar a produção de conteúdo nos últimos meses ao commodity tem sido cada vez mais frequente, mas não se preocupe por pensar assim, tem muita gente que acha que é apenas “escrever um texto”, “fazer só um post para redes sociais” e não percebe o planejamento e a estratégia por trás de cada tarefa.


A produção de conteúdo ultimamente vem se tornando cada vez mais subjugada por quem a necessita. Pagar caro para fazer postagem no Instagram? Isso é loucura! Uma bobagem. Sempre tem aquele parente que “faz mais barato”. Mas aí vem o questionamento, que tipo de conteúdo você recebe?


É claro que a gente concorda com o fato de terem muitos profissionais fazendo mais do mesmo, criando o que muitos já criaram, mas qual é realmente o problema? A falta de confiança no trabalho de quem se preocupa com a comunicação e a produção de conteúdo com qualidade.


Quando avaliamos o serviço de uma agência de comunicação, por exemplo, é preciso pensar como esse “produto final” chega até a empresa. Planejamento, produção de conteúdo, criação, estratégia, performance, análises e por fim, o resultado de tudo isso. Resultados positivos através desse tipo de conteúdo só podem ser resultado de bons investimentos e não estamos falando apenas dos investimentos financeiros, é necessário investir em tempo de produção, em briefings mais completos e é claro, dedicação.


Para um serviço virar commodity, é necessário que os conteúdos produzidos sejam feitos como todo mundo faz e espera. Moldar um conteúdo que todo mundo usa sem ter sentido com a sua empresa, é apenas entrar na onda, mas isso não faz com que você se destaque na comunicação. Quando um conteúdo não passa por todos os processos, ele vira commodity.


Quando você espera tudo isso investindo em poucos recursos, você tem um profissional que se dispõe a te entregar na mesma moeda. Conteúdo mais do mesmo tem em todos os lugares, mas um conteúdo eficaz e direcionado com qualidade no serviço só é entregue quando a sua comunicação é diferente.


Como deixar de ser commodity?


Entenda o seu negócio, saiba para que tipo de público você se comunica, o que o seu público quer saber. Não aposte em dancinhas do TikTok com uma música qualquer apenas porque todos estão fazendo, aposte no que seu cliente quer.

Se você quer mudar seu conteúdo, pense nessas dicas:


  1. Abandone o “mas todo mundo tá fazendo”: sua empresa combina com o que está sendo feito no momento? O conteúdo básico é melhor do que um conteúdo planejado e estrategicamente criado? Qual a relevância desse conteúdo para o seu negócio?

  2. Faça um bom estudo e planejamento para seu conteúdo: leia, se aprofunde, entenda quais conteúdos seus clientes querem receber e após isso, crie algo novo!

  3. Não crie conteúdo genérico: “10 dicas para você não errar na hora de criar seu conteúdo”, “como criar conteúdo de forma rápida e fácil”. Esses são os assuntos mais commoditys que você pode consumir. Você não precisa de dicas, você precisa de estratégia de conteúdo e criatividade para se sobressair com a concorrência.

  4. Saiba para quem você está criando: um dos maiores erros é você querer abraçar o mundo todo com apenas uma postagem de blog ou rede social. Saiba quem é o seu público, saiba como ele se relaciona e como você pode criar um conteúdo que fale de forma eficaz e direta com ele.

  5. Não dê preço ao ser trabalho, dê valor: Um conteúdo que custa R$15 é apenas um conteúdo visto como R$15. Mais do que vender, você precisa inserir um valor pelo seu conteúdo, algo que alguém pagaria sem questionar o preço por entender que a qualidade é certa.


Saia do commodity, sua empresa precisa mais do que um simples post do momento. Quer saber um pouco mais sobre como melhorar o conteúdo dos seus negócios? Fale com a gente e entenda nossa maneira de fazer comunicação.


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