13 Fev

João Dória e o Marketing

joão doria

Quem acompanha os comentários sobre a atuação do atual prefeito de São Paulo, João Dória, nos primeiros meses de seu mandato, insiste em dizer que “tudo não passa de marketing”.

Afinal, vestir-se de gari, jardineiro ou de motorista do transporte coletivo parece ser uma estratégia pouco, ou nada comum, entre os gestores públicos.

Sem querer qualificar sua gestão como boa ou ruim, o fato é que Dória é um empresário com larga experiência no mercado de marketing e publicidade e, esta proximidade, parece encorajá-lo a imprimir uma nova forma de gestão.

Vejamos.

Uma empresa ou profissional de marketing tende a ter ações que atendam às necessidades do seu público, ou seja, criam produtos, soluções e serviços que resolvam problemas dos consumidores.

Neste sentido, para encontrar saídas inovadoras, simples ou não, necessita conhecer a realidade dos problemas. Para isso, ele deve conhecer o dia a dia, vivenciar todas as situações que envolvam o problema, escutar o consumidor e não apenas usar pesquisas pagas ou informações de profissionais que trabalham na sua empresa e que já estão “viciados” nas respostas tradicionais.

O que Dória está fazendo é justamente usar as estratégias do marketing na gestão pública. Para isso, ele sai bastante do seu gabinete.  Segundo levantamento da imprensa paulista, foram 46 eventos fora da prefeitura em apenas 30 dias de mandato.

Como um profissional experimentado, Dória vai viver a realidade, buscando entender seu consumidor e os problemas da sua empresa (neste caso, a prefeitura de São Paulo).  Um dia focado na pesquisa (que é só o que a mídia mostra), antecipado por um estudo meticuloso do problema, basta para encontrar saídas que ninguém antes considerou.

Quer dizer que Dória é um gênio inovador? Não, ele é um gestor que se permite aprender constantemente. Aliás, humildade em escutar e aprender é a principal ferramenta de marketing que Dória tem aplicado em seu mandato até agora.

Empatia, entender a necessidade do outro, é ferramenta base para negócios, produtos e uma sociedade justa e perfeita. Se isto é marketing? Ainda bem.

Postado por: Beto Harger

Beto Harger

Diretor de Integração da Mega