29 Jan

Facebook: mudança de algoritmo pode afetar empresas

facebook-mudanca-algoritmo

Não é novidade que Mark Zuckerberg adora dar uma “reformada” no Facebook, e há alguns dias, foi anunciada mais uma mudança de algoritmo na rede social.

Essas mudanças, normalmente, são feitas para que os conteúdos sejam filtrados visando melhorar a experiência dos usuários. A última alteração coloca as postagens de amigos e familiares como prioridade, diminuindo assim o alcance de posts de marcas e empresas.

Isso se torna um problema, já que as empresas buscam cada vez mais estar no meio digital para se aproximar dos clientes.

A mudança

Como o objetivo é valorizar a comunicação entre conhecidos, com a alteração do algoritmo, os usuários do Facebook receberão uma enxurrada de postagem de seus contatos mais próximos. Em contrapartida, as empresas que utilizam a plataforma para comunicar serão prejudicadas, visto que suas publicações quase não terão espaço.

Se você gosta de ver todas as coisas que sua lista de amigos virtuais posta, vai ser uma mudança legal. Mas para quem prioriza notícias e conteúdos empresariais, a novidade não foi bem recebida.

Os posts da minha fanpage não serão mais entregues aos usuários?

Para onde vão os posts empresariais? Por quem serão vistos? E os resultados? Estas são perguntas que provavelmente você deve estar se fazendo.

Ainda existirão resultados, alcance, engajamento. Mas de forma orgânica, será significativamente menor. A expectativa é que apesar disso, os resultados alcançados sejam de mais qualidade, com pessoas que realmente se interessem por seu conteúdo.

Como manter minha empresa visível no meio digital?

Além do Facebook, existem outras redes sociais que podem ser utilizadas para comunicar, como o Instagram, o Youtube e o Whatsapp.

Além de saber sobre o que seu público busca na internet, investir em conteúdos interativos, onde os usuários possam conversar entre si e deixar comentários sobre as publicações, é uma boa forma de fazer a postagem ter engajamento.

E claro que não poderia faltar também a já conhecida e famosa tática de visibilidade: impulsionar posts e criar anúncios. Essa estratégia promete manter as mesmas características e alcançar o público para qual foi direcionada.

O fato é que independentemente das atualizações da rede, as pessoas tendem a estar cada vez mais presentes nas mídias sociais e se o objetivo é se relacionar e se manter mais próximo dos clientes, estar onde eles estão, você também deve estar.