22 Mai

Como conversar com as mães brasileiras?

Passada a segunda data mais importante do comércio brasileiro, uma pergunta fica: será que as mães se sentem realmente representadas pela comunicação das marcas? E mais, como conversar com elas?

33% da população brasileira é formada por mães, isso representa 67 milhões de pessoas, número pelo qual as marcas devem dar mais atenção e dedicar seus melhores esforços de comunicação.

Dialogar com as mães é sempre interessante para as marcas, afinal esse público também é responsável por grande parte das decisões de consumo no ambiente familiar.

Mas como as marcas podem dar uma força a elas?

Pesquisas apontam que mães são mulheres batalhadoras, com necessidades humanas, que muitas vezes se sentem sozinhas, sobrecarregadas, culpadas e frustradas. Por isso, estes são momentos que oferecem mais oportunidades para as marcas se tornarem presentes e relevantes.

Mas qual é a melhor maneira de fazer isso?

Mães estão sempre se questionando, querendo tirar dúvidas, abertas a criar e manter relacionamentos que as ajudem nessa tarefa. Por isso a comunicação com elas não se deve limitar, deve ser always on.

Mas onde elas procuram ajuda?

Na hora em que elas precisam, o Google e o YouTube entram em cena como grandes aliados: uma verdadeira rede de apoio, oferecendo informações e promovendo a troca de experiências com outras mães.

Facilite a vida delas
Na hora de criar a próxima campanha voltada para essas mulheres, é importante focar em quais dessas necessidades a sua marca está se propondo a atuar e em quais dessas necessidades as mães, de fato, precisam de mais ajuda, criando assim uma relação mais próxima com elas.
Uma maneira de trabalhar é apostar em conteúdo. Criar vídeos informativos e tutoriais no seu canal do YouTube, oferecendo auxílio com as mais variadas questões do dia a dia da maternidade. Receitas rápidas, playlists com sons para acalmar o bebê, dicas de brincadeiras educativas, entrevistas com pediatras, conteúdos educacionais: toda ajuda sempre é bem-vinda.

Fontes:
1. População projetada 2018 1 BR TG 201711(20162s+ 20171s) v10(Pessoas)1Comscore Campaion R.F Intemet User Based
2. Dados internos Google
3. Think with Google