23 Abr

Alguma coisa está errada!

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Hoje começo desabafando! Fui domingo ao supermercado comprar ovinhos de páscoa. Entre diversas opções, para não dizer milhares, escolhi cinco ovinhos da mesma marca. Enquanto andava em meio daquele incrível corredor recheado de saborosas calorias, uma promotora me abordou e disse: “Você pode mostrar os ovinhos e ganhar um ursinho”. Eu, assustada, afinal não tinha visto nenhuma comunicação sobre a promoção, perguntei em um rápido diálogo: “O que devo fazer?”

A promotora, muito educada, disse: “Não sei direito, acho que se você comprar quatro destes ovos, já tem direito ao brinde. Mas a promotora desta marca não está aqui hoje”. Então, neste momento, percebi que ela era promotora de outra marca e que só queria me ajudar.

Agradeci e fui pagar os ovos de páscoa. Chegando ao caixa, enquanto estava sendo passada a compra, perguntei sobre a promoção e para o meu espanto, a caixa não sabia. Chamou o ajudante e ele também não sabia. Como meu filho estava junto, pensei que deveria ir até a Central de Atendimento ao Cliente perguntar sobre a promoção, mas para meu desespero de publicitária, eles também não sabiam de nada e pediram para que eu voltasse na segunda-feira para falar diretamente com a promotora da marca.

Bom! Sai chateada do supermercado. Primeiro, como consumidora, que ao saber da promoção não pude resgatar algo que era meu de direito. Por outro lado, indignada como profissional da área que desenvolve ações promocionais todos os dias. Como uma grande marca mundialmente conhecida não consegue comunicar-se corretamente com o consumidor na hora da compra? (Pesquisas mostram que a compra por impulso pode ampliar as vendas entre 30 e 50% e a decisão acontece no local da venda). Como cria uma promoção, investe em brindes e não prepara e informa a equipe do local para receber de forma correta?

Enfim, alguma coisa deve estar errada!

Promoção de venda tem o objetivo de AMPLIAR VENDAS. Com isto, marcas conquistam consumidores a cada dia com objetivos diversos como: Criar uma receita adicional ou aumentar a quota de mercado, ampliar a participação de mercado, criar uma experiência positiva com o produto e aumentar o valor do produto ou da marca.

Para isso acontecer, algumas regras precisam ser seguidas:

- Criar materiais de comunicação para o PDV;
- Avaliar a necessidade de utilizar veículos de comunicação de massa;
- Preparar material de treinamento para a equipe de positivação;
- Treinar a equipe;
- Informar todos os funcionários do local sobre a promoção;
- Entregar os brindes e distribuí-los de forma correta;
- Ter sempre o produto no ponto de venda e a quantidade correta para venda;
- Positivar produtos e material de comunicação; e por fim,
- Gerar um relatório para compor os números para análise.

Enfim, sem o mínimo de planejamento, o consumidor não saberá da campanha ou se souber, irá se decepcionar. Por outro lado, a marca gastará dinheiro e não terá o retorno desejado com a ação.

Pense sobre o assunto!

Postado por: Michelline Harger

Michelline Harger

Diretora de Planejamento da Mega