Marca Mega

Smarketing

ABR 10, 2019 / ADMIN

O histórico que conhecemos entre as equipes de marketing e vendas é o de que atuam em lados opostos. Mas como sabemos, para que o faturamento de uma empresa aumente, os dois times precisam jogar juntos. Assim, é mais fácil colocar em prática estratégias que beneficiam ambos.

A razão pela qual isso acontece não é apenas pelo pensamento ultrapassado de que marketing e vendas são separados. É também porque ninguém quer assumir a responsabilidade de conectar um ao outro.

De acordo com uma análise da Hubspot, 87% dos profissionais das duas equipes classificam a outra como negativa. Traduzindo: dois importantes setores da empresa simplesmente não estão alinhados.

O grande desafio é, portanto, promover a integração entre os departamentos para trazer resultados muito melhores. E essa integração chama-se SMARKETING.


O que é Smarketing?

Sales (Vendas) + Marketing = Smarketing

Quando os setores de marketing e vendas de uma empresa atuam juntos e de forma colaborativa para alcançar resultados, está se exercendo o Smarketing. 

O Smarketing trabalha para direcionar as duas equipes para o mesmo caminho e mostrar que elas jogam no mesmo time, ou seja, ambas têm o objetivo de ajudar a empresa a crescer e expandir o faturamento.

Dessa forma, tornam-se mais assertivas e alinhadas, o que é fundamental para alavancar resultados.

Criar um processo que não só valorize o esforço das duas equipes, mas também permita medir o trabalho do topo do funil de marketing até o funil de vendas, melhora a visibilidade dos esforços de marketing em todo o setor de vendas.

Quando os objetivos se encontram bem alinhados, é mais fácil colocar em prática ações estratégicas que beneficiam os setores.


Quais os benefícios do Smarketing?

Com um propósito compartilhado, as duas equipes podem se concentrar em aumentar o faturamento e, por consequência, os lucros. 

De acordo com um estudo da Aberdeem Group, quando alinhadas, as equipes de marketing e vendas conseguem aumentar em 20% o crescimento anual de uma empresa.

Com esse envolvimento todos ganham vantagens pois:

- Vendas e marketing passam a falar a mesma língua.

- Promove-se a comunicação entre os setores, deixando claro o papel de cada um. 

- As ações se alinham de acordo com o funil de vendas da empresa.

- Metas e prazos ficam definidos. 

- Garante-se que os objetivos sejam alcançados.


Smarketing é a jogada certeira

Entenda que o Smarketing não é só uma ferramenta para melhorar as vendas, ele ajuda os dois times a se entenderem, dialogarem e atacarem em conjunto na busca pelo crescimento.

Muitas organizações já perceberam essa necessidade e estão trabalhando para derrubar as barreiras entre os dois departamentos. 

Por meio de pequenas ações você pode estreitar os laços entre os times e contribuir para o cumprimento de seus objetivos de forma mais fácil. Crie um ambiente agradável, mostrando a importância da integração entre ambos, deixe a comunicação aberta, identifique falhas de processo, descubra novas oportunidades e comemore vitórias.

É hora de agir e agora você sabe que tem dois grandes times que podem atacar do mesmo lado.


Agora queremos saber, este conteúdo foi útil para você entender o que é Smarketing? Está pensando em implementar a integração entre marketing e vendas no seu negócio? Venha conversar com a Mega e conheça mais sobre o nosso serviço de Soluções para Vendas Complexas. Entre em contato conosco!